quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dona Baratinha

A Dona Baratinha é uma excelente história para ser trabalhada com as crianças, pois nela existem vários animais e tem muitas coisas para ser explorada. Eu trabalhei com encartes coloridos, primeiro contei a história dando voz para cada animal ( a cada animal apresentado pedi que eles imitassem), depois que terminei de contá-la deixei que eles se aproximassem e  questionei. - Qual o primeiro animal que apareceu para casar com a Dona Baratinha? - Qual animal veio depois do pato? - E antes do pato? - Quais destes animais tem pêlos? - E quais são cobertos com penas? - Vamos contar quantos animais apareceram na história?
- Por que Dona Baratinha não casou com o rato? - E você acha que a Dona Baratinha deveria se casar com qual animal? Porquê?  Enfim, são muitos os objetivos que podem ser atingidos e de acordo com o interesse você vai explorando...


Pacìência e egocentrismo

Nessa fase as crianças não tem paciência, ou seja, não gostam de esperar a vez para fazer algo, e também não gostam de dividir os seus brinquedos, nessa atividade eu usei dois bichinhos de borracha e eles vão brincar de dois em dois, enquanto eles pulam os outros cantam uma música e batem palmas, ao término, cada um  escolhe outro amigo para continuar e assim por diante, até que todos participem, pode ser usado qualquer outro brinquedo, depende da criatividade do educador. Além de treinar a paciência e ensiná-los a dividir os brinquedos também estimula a oralidade e a expressão corporal...

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Prédio

Como sabemos, as crianças adoram brincar com as pecinhas, então, cabe ao educador criar brincadeiras diferentes para conseguir muitos objetivos, nessa atividade eu distribui as crianças em duplas e pedi que cada um fizesse um prédio grande e um pequeno, depois de pronto coloquei-as sentadas e distribui os prédios como se estivessem em uma avenida, em seguida comecei a dar as ordens: - cada um vai passar entre os prédios, mas não podem tocá-los. - agora vamos passar de dois em dois, com cuidado para não derrubar. - Ainda de dois em dois, porém, com as mãos pra cima. Enfim, o educador deve explorar a construção feita por eles, até perceber que existe interesse, são muitas as maneiras que podem ser utilizadas. Nessa atividade eu explorei os seguintes objetivos: tamanho( grande e pequeno), coordenação motora fina ( construindo os prédios), ritmo e equilibrio( andando entre os prédios), quantidade( de dois em dois, três em três), expressão corporal( com os braços para cima, com os braços prara trás)...sendo que o educador pode explorar o objetivo que quizer.

Músicas

Nessa fase de 2 a 3 anos sabemos que a criança ainda não tem a fala completamente definida, por isso é necessário que o educador faça atividades para estimulá-la, e as músicas são fundamentais para que elas treinem a fala, mas sempre que for trabalhar uma música, procure trabalhar com gestos, porque fica mais interessante e as crianças adoram usar o corpo, pois, além de treinar a fala ainda trabalha a expressão corporal, também fundamental nessa fase. Nessa foto as crianças estão cantando: fui morar numa casinha.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Papai Noel visita o Centro - 2012







Festa no final de ano de 2012 no Centro de Educação Infantil Criança Sorrindo com a visita do Papai Noel que distribuiu presentes a todas as crianças. Também contamos com a presença da secretária de Educação Lucinei Camargo e sua equipe.

Patati -Patatá 2012






Festa em homenagem ao dia da CRIANÇA, com visita da Secretária de Educação e muita diversão.

Patati - Patatá







Festa no Centro de Educação Infantil Criança Sorrindo com Patati - Patatá, comes e bebes, brincadeiras e muita diversão em homenagem ao dia da CRIANÇA.

Turma infantil 02 - 2012

 
Estão faltando dois alunos

Turma Infantil 02 - 2011


Estão faltando 5 alunos

sábado, 26 de janeiro de 2013

Desfile 7 de Setembro

Centro de Educação Criança Sorrindo no desfile em Nova Tebas, dia 7 de Setembro com o tema AGRICULTURA.

Identidade



Minha sugestão quando começa o ano é que o educador coloque a foto das crianças com o nome em baixo, pois assim durante o ano letivo a primeira letra do nome, tanto quanto as outras serão lembradas por elas, e na rotina do dia o educador pode estar olhando junto com as crianças quem faltou, quantos vieram através das fotos e assim além de aprenderem a sua identidade estarão aprendendo quantidade e se familiarizando com as letras...

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Emoçóes



 
O educador deve construir um dado dos sentimentos ( alegria, tristeza, medo, raiva, susto...), colocar as crianças sentadas no chão em círculo, pedir que uma delas jogue o dado para cima e de acordo com a figura que ficou voltada para o alto o educador vai questionar: - Como está o menino? - Por que será que ele está triste? - Quando ficamos triste? Explorar todos os sentimentos e de acordo com as respostas pedir também que eles façam a expressão que sair no dado. Além de trabalhar as emoções essa brincadeira também trás outros objetivos, oralidade, expressão facial, entusiasmo...

Brincando com areia


O educador deve levar vários objetos para que as crianças possam brincar com a areia e a terra, e assim mediando a brincadeira de acordo com os objetivos e entusiasmo das crianças, com a areia pode-se trabalhar a textura ( áspero ), coordenação motora fina (fazendo bolos), oralidade ( cantando parabéns aos amigos), quente e frio (fazendo comidinha), além das crianças gostarem muito dessa brincadeira que também trás como objetivo a alegria, socialização, companheirismo, descontração, contato com a natureza...