domingo, 8 de janeiro de 2012

Atividade

Porem a minha preocupação hoje e com a educ. infantil, principalmente quando se trata dos Centros de Educação, pois muitas pessoas acham que essas instituicoes têm o dever de apenas cuidar das crianças e que mais nada fazem para a educação das mesmas. Sou educadora em um Centro de Educação ( Criança Sorrindo) e na Escola Rural Municipal Dom Pedro ll, mas devido a minha preocupação com esse mito de que nos só cuidamos das crianças e que quero mostrar parte das minhas aulas para que percebam que nossa educação vai muito alem do que muitos imaginam e que a educação dessas crianças começam muito cedo e para que tenham um futuro promissor, temos uma parte de responsabilidade nesse trajeto.
Penso como Jean Piaget: "Quando vejo uma criança, ela me inspira dois sentimentos: ternura pelo que ela e,e respeito pelo que pode ser".
Durante o ano letivo acho que três itens são fundamentais para trabalharmos com as crianças:
* Socialização: as relações que elas irão estabelecer no espaço de convívio. Podendo-se trabalhar também as emoções ( alegria, tristezas, raiva...).
* Psicomotricidade:  estimulação e desenvolvimento do esquema corporal, onde a criança estará organizando aos poucos o seu mundo, a partir do seu próprio corpo.
* Cognição: construção dos conhecimentos, percepção, atenção, memoria, resolução de problemas.
Sabendo que esses fatores são muito importantes para o desenvolvimento da criança, então, cada brincadeira ou atividade trazida pelo educador deve ter um objetivo que venham de encontro com eles, estimulando a criança e fazendo com que ela esteja preparada para quando chegar a fase de alfabetização.As atividades que mostrarei a seguir foram desenvolvidas com crianças de 2 a 3 anos com as quais trabalhei no ano de 2011, lembrando que nessa idade as atividades não devem passar de 20 minutos, do contrario o educador poderá não atingir o objetivo esperado.


2 comentários:

  1. As atividades postadas em 2013 foram desenvolvidas em 2012.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também postarei atividades desenvolvidas com meu alunos do infantil 03 de 2013.

      Excluir