sábado, 23 de fevereiro de 2013

Idéia legal


Com potes vazios de argamassa, massa corrida, batata frita, você pode enfeitá-los com E.V.A e ter lugares para guardar os lápis de cores e outros objetos na sala de aula, além de deixar o ambiente mais bonito e organizado...

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Histórias

As histórias devem fazer parte do roteiro do educador no dia a dia, pois elas são fundamentais para trabalhar muitos objetivos, e além disso as crianças adoram ouvir e contar histórias. Mas para que os resultados saiam a contento, deve se criar um ambiente agradável para que elas sejam contadas e o educador também tem que ser criativo para conseguir o que está buscando. As histórias além de serem prazerosas também ensinam certos valores importantes para a criança nessa idade, outros objetivos podem ser retirados, como: oralidade, quantidade, cores, expressão corporal, atenção, paciência, lateralidade, percepção visual e auditiva...entre outros, depende do educador.

Hora do lanche

A hora do lanche deve ser lembrado com carinho e fazer parte da rotina das crianças, por isso o educador deve cantar uma música ou criar uma situação para que as crianças usem nesse momento que elas adoram, essa rotina criada pelo educador é fundamental para a socialização das crianças para com ele.

Rabiscos

 
Os rabiscos nessa fase são fundamentais para a coordenação motora fina, além de estimular a escrita e criar formas, por isso o educador deve estar criando brincadeiras com maneiras diferentes de usar os rabiscos, sempre motivando-os quando fazem algo diferente.

Dado dos animais

Colocá-los sentados em círculo, o educador pede que uma criança arremesse o dado e de acordo com o animal que ficar para cima, será questionado: - Que animal é esse? - Quantas patas ele tem? - Como ele fala? - É macho ou fêmea? - Podemos ter esse animal em casa? Por quê? ( Selvagem e doméstico ). - Como ele se movimenta? - Vamos fazer igual a ele? Fazer o questionamento sobre todos os animais que aparecem no dado. Nessa brincadeira o educador estará buscando muitos objetivos: Oralidade, quantidade, expressão corporal, conhecer os animais, a importância dos mesmos, animais selvagens e domésticos...Se o educador for criativo a brincadeira é muito animada e demorada. OBS: O dado foi confeccionado com 6 caixas de leite vazia e E.V.A para decorar, os animais podem ser feitos de E.V.A ou figuras.