quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Atividade - Jogo de argolas

Colocar  as crianças sentadas para manter a ordem, ao lado distribuir os cones coloridos com números de 1 a 5, cada criança irá lançar a argola para tentar acertar os cones, a cada acerto o educador vai questionar de acordo com o objetivo esperado naquele momento: qual a cor do cone, frizar o número e pedir que elas contem nos dedinhos, quantos cones ficaram em pé...fazer com que todas participem. O jogo foi construído com cone de linha vazio e e.v.a para enfeitá-lo.
Objetivos: direção, coordenação, cores, quantidades, esperar a vez(paciência), socialização...



Atividade - Memorização e atenção

Colocar as crianças sentadas em um tapete grande, ao centro dele distribuir fichas de figuras diversas, o educador vai falar sobre cada uma das figuras pedindo que as crianças represente-as com o corpo para assimilação das mesmas, em seguida pede para que as crianças fechem os olhos e o educador vira uma ficha para baixo, a criança que for nominada deverá falar qual a figura que está virada e depois imitá-la, fazer com que todas participem...
Objetivo: atenção, memorização, expressão corporal, oralidade, socialização, companheirismo...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Atividade - Percepção tátil

Colocar as crianças em círculo, sentadas, o educador estará com uma caixa contendo vários objetos, sem que as crianças vejam o que tem dentro dela, em seguida venda os olhos de uma  criança e coloca um objeto em suas mãos, ela terá que falar o nome somente pelo tato, incentivar as crianças para não falarem o que estão vendo, fazer isso com todas as crianças, ao perceber que já tem um resultado parar com a brincadeira, pois assim poderá repeti-lá em uma nova oportunidade, porque essa atividade é muito importante para desenvolver a percepção tátil das crianças.


Atividade - Dado das vogais

Nesta brincadeira a criança vai perceber a importância das letras e que elas são necessárias para qualquer palavra. Colocar as crianças em círculo, com um dado em mãos  (vogais) o educador vai pedir para que uma criança lance-o, em seguida vem o questionamento, a letra E ficou para cima, olhem a letra E, o que será que podemos falar com a letra E...o educador coloca uma figura ao lado da letra correspondente a ela e pede para que as crianças imitem a figura com o corpo, depois incentiva as crianças a falarem várias palavras que comecem com E sempre imitando cada uma delas, assim, além de brincarem com as letras também estarão usando a expressão corporal e a oralidade. Fazer o questionamento com todas as vogais.

Atividade - Família

Distribuir as crianças em pequenos grupos, dar bonecas para que sejam filhos (bonecos brancos e negros) e o educador vai intermediar a brincadeira dizendo quem gostaria de ser a mãe, o pai, o irmão, depois da família apresentada o educador vai estimulando para que eles representem o que pode ser feito em uma família, mostrando a importância da mesma. Nesta brincadeira o educador vai ficar conhecendo como é o ambiente em que as crianças vivem e assim resolver certos problemas de comportamento que surjem em sala de aula além de trabalhar o preconceito com os próprios bonecos.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Atividade - Arremesso ao cesto

Colocas as crianças sentadas, dar folhas de jornal e pedir que cada uma faça três bolas amassadas(pedir que amassem forte para a bola ficar firme), em seguida colocar ao centro do círculo um cesto de lixo, dado o sinal cada criança deverá arremessar as sua bolas, uma de cada vez, enquanto isso o educador vai questionando, quantas bolas acertaram, quantas bolas erraram, a cada acerto as crianças devem ser aplaudidas, e quando errarem devem tentar novamente.
Objetivos: Coordenação motora fina, ordem, direção, diversão, quantidade...

Atividade _ Trabalhando a idade

Distribuir as crianças  em circulo, sentadas com as mão fechadas colocadas à frente, o educador vai cantar uma música batendo sobre as mãos delas: Uni dune tê, salame minguê, sabonete colorido a pergunta é pra você...Quantos anos você tem. Ela deve responder a sua idade e colocar a mão para trás, de acordo com a resposta o educador mostra um cone com o número correspondente a idade, assim fazer até que todas respondam a sua idade. Depois levá-los para as mesinhas, colocar os cones em cima delas e soltar uma atividade para que usem o lápis. Pedir que façam um círculo com a cor amarelo em volta do número que corresponde a idade delas. O educador deve fazer trabalho individual, para que o resultado saia a contento.
Objetivos: Idade, oralidade, números, atenção, concentração, socialização, tentativa de escrita(coordenação motora fina)...


Atividade - Massinha de modelar

Com a massinha de modelar o educador consegue muitos objetivos, nesse dia eu trabalhei em grupos, sempre intervindo em cima daquilo que eu queria das crianças, primeiro elas dividiram em vários pedacinhos, depois fizeram bolinhas, junto com elas contamos as bolinhas feitas, questionando sempre a cor utilizada por elas, fizeram outras formas e compartilharam com os companheiros.
Objetivos: o principal objetivo nesta atividade é a coordenação motora fina, além de formas, quantidade, cores, socialização...



Atividade - Megafone

Nessa atividade o educador vai trabalhar músicas, porém, usando megafones construídos com sucatas(cones de linha, e.v.a), primeiro escolhe a música e canta com as crianças, em seguida cada um escolhe a sua música preferida para cantar, elas ficam muito entusiasmadas com os cones nas mãos,pois, além das músicas elas falam muito e isso é de extrema importância para o desenvolvimento da fala.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Atividade - Paciência

A criança nesta faixa etária não gosta de esperar, então uma maneira de conseguir que elas treinem a paciência é brincando com uma moto infantil, o educador vai conduzir a brincadeira fazendo com que cada um espere a sua vez sentado, pode-se cantar uma música até o companheiro da vez chegar ao ponto determinado e entregar o brinquedo ao próximo. Para que tenha um bom resultado vai depender da alegria que for conduzida a brincadeira.

Atividade - Partes do corpo

O educador coloca as crianças sentadas em círculo, com uma boneca na mão começa a questionar: Como é a cabeça dela? Quantos olhos, boca, nariz e orelhas ela tem? Assim, enquanto faz as perguntas o educador vai ajudando nas respostas, em seguida faz o desenho do corpo no chão bem grande, sempre frizando as partes do corpo, depois deita uma criança no chão e contorna o seu corpo para que percebam com clareza as partes do mesmo, deixar que elas também tentem contornar, dar um giz para cada criança para que desenhem o corpo, com certeza sairão várias tentativas do desenho.

Atividade - Traçados no chão

O educador deve fazer traçados no chão, retos e curvos, em seguida pedir que as crianças andem em cima, pulem, corram, pulem com um pé só, andem de quatro, de acordo com o desenvolvimento da brincadeira o educador vai dando às ordens e explorando os movimentos das crianças para que utilizem o corpo de várias maneiras.
Objetivos: Equilíbrio, atenção à ordens, coordenação motora ampla, lateralidade, socialização...

Atividade - Histórias diversas

O educador deve criar um ambiente agradável ao qual a criança sinta-se confortável para ouvir as histórias.Contar as histórias sempre com um livro na mão para incentivá-los à leitura desde cedo. Fazer questionamentos para estimular a oralidade. Quando a história for de animais pedir que eles imitem-os para trabalhar a expressão corporal. Deixar que cada um pegue o livro nas mãos e estimulá-los a contar a história para treinar a fala. As histórias quando são bem trabalhadas são fundamentais para o desenvolvimento da oralidade,  necessária nesta idade.

Atividade - história (O patinho feio)

O educador contará a história e conforme for contando coloca as figuras, não esquecendo de mudar a voz em cada personagem, depois que contá-la fazer um questionamento sobre ela:
* O que você mais gostou da história? Direcionar a pergunta.
* Por que será que o patinho estava triste?
* Como ele ficou feliz?
* E você, quando fica feliz?
* Quantos patinhos a pata criou?
* Qual a cor dos patinhos?
* Vamos andar como os patinhos?
Fazer o questionamento de acordo com o entusiasmo das crianças. Deixar que elas coloquem as mãos nas figuras para matar a curiosidade.
Objetivos: Atenção, concentração, expressão corporal, oralidade, cores, quantidade...



Atividade com pecinhas de montar


Dividir as crianças em pequenos grupos para que elas aprendam a dividir os seus brinquedos, em seguida distribuir as pecinhas para os grupos, enquanto elas montam o educador estará passando nos grupos estimulando e questionando de acordo com o objetivo esperado. Aproveitando a imaginação ensinar as cores, algumas formas, tamanho (maior, menor)... Essa atividade é fundamental para desenvolver a coordenação motora fina da criança.

Atividade - Ginástica conduzida

Nessa atividade o educador coloca as crianças dentro de alguma coisa para que elas tenham o seu espaço e não se dispersem com facilidade. O educador irá trabalhar as partes do corpo, como mediador em pé na frente das crianças ele faz os gestos começando pela cabeça e elas deverão imitá-lo. De acordo com o entusiasmo das crianças o educador vai soltando os passos, fazendo movimentos com todas as partes do corpo.
Objetivo: Expressão corporal, agilidade, habilidade com o corpo, conhecimento das partes do corpo, lateralidade, atenção, equilíbrio...

domingo, 8 de janeiro de 2012

Atividade com fantoches

Nessa faixa etária a criança ainda não tem a fala definida, por isso precisa ser trabalhado a oralidade, os fantoches são ideais para estimular a fala. Primeiro o educador conta uma história, em seguida incentiva para que as crianças também contem. Depois pedir para que eles usem os fantoches para conversar com o amigo, o educador deve estar sempre mediando a conversa... O resultado é ótimo.

Atividade - O trenzinho

Colocar as cadeiras das crianças uma atrás da outra, pedindo que elas se distribuam nas mesmas, o educador será o maquinista ficando na frente e dando as ordens:
* Vamos fechar a porta do trem?
* Agora todos devem colocar o cinto.
* O trem está virando para direita. ( o educador de costas mostra o lado direito para que elas virem o corpo).
* Virando para esquerda.
* olha o barulho do trem. ( Usar um barulho de trem).
* Tem algo na pista, frear o trem. (Pedir que elas usem os pés).
Nessa atividade o educador pode usar os efeitos que quiser, dependendo do seu objetivo.
Objetivos desse dia: Atenção, lateralidade (esquerda, direita), imitação (expressão corporal), alegria, meio de transporte...

Atividade

Porem a minha preocupação hoje e com a educ. infantil, principalmente quando se trata dos Centros de Educação, pois muitas pessoas acham que essas instituicoes têm o dever de apenas cuidar das crianças e que mais nada fazem para a educação das mesmas. Sou educadora em um Centro de Educação ( Criança Sorrindo) e na Escola Rural Municipal Dom Pedro ll, mas devido a minha preocupação com esse mito de que nos só cuidamos das crianças e que quero mostrar parte das minhas aulas para que percebam que nossa educação vai muito alem do que muitos imaginam e que a educação dessas crianças começam muito cedo e para que tenham um futuro promissor, temos uma parte de responsabilidade nesse trajeto.
Penso como Jean Piaget: "Quando vejo uma criança, ela me inspira dois sentimentos: ternura pelo que ela e,e respeito pelo que pode ser".
Durante o ano letivo acho que três itens são fundamentais para trabalharmos com as crianças:
* Socialização: as relações que elas irão estabelecer no espaço de convívio. Podendo-se trabalhar também as emoções ( alegria, tristezas, raiva...).
* Psicomotricidade:  estimulação e desenvolvimento do esquema corporal, onde a criança estará organizando aos poucos o seu mundo, a partir do seu próprio corpo.
* Cognição: construção dos conhecimentos, percepção, atenção, memoria, resolução de problemas.
Sabendo que esses fatores são muito importantes para o desenvolvimento da criança, então, cada brincadeira ou atividade trazida pelo educador deve ter um objetivo que venham de encontro com eles, estimulando a criança e fazendo com que ela esteja preparada para quando chegar a fase de alfabetização.As atividades que mostrarei a seguir foram desenvolvidas com crianças de 2 a 3 anos com as quais trabalhei no ano de 2011, lembrando que nessa idade as atividades não devem passar de 20 minutos, do contrario o educador poderá não atingir o objetivo esperado.